sexta-feira, 29 de junho de 2012

Surgimento e localização do bairro Jardim Santo Inácio




    Imagem da praça no final de linha dos ônibus

Este bairro surgiu por volta dos anos 80 quando da construção pela Caixa Econômica Federal de um conjunto residencial. Surgiram então casas comerciais, muitas delas existem até hoje tendo os mesmos proprietários, os quais em sua maioria são moradores do bairro. Pela sua proximidade com o bairro da Mata Escura, muitas vezes é confundido como se fizesse parte dele.

O bairro Jardim Santo Inácio, limita-se na parte oeste com os bairros Mata Escura, Brasil Gás, e Calabetão. Bem próximo ao bairro, encontra-se a Estação Pirajá, onde se pode encontrar várias linhas de ônibus para diversos bairro de Salvador. O sistema de transporte nesta área ainda é muito difícil e considerado precário.
Existem no bairro problemas de todas as espécies como, por exemplo: falta de calçamento em algumas ruas, esgoto a céu aberto em outras, falta de segurança, precariedade no posto de saúde o qual não tem condições suficientes para atender a comunidade local, além de outros problemas que são comuns em outros bairros.
Existem no bairro três escolas públicas: a escola Estadual Célia Mata Pires, a Escola Municipal Jardim Santo Inácio e o Colégio 29 de Março, além de duas escolas particulares para o ensino fundamental e creches.
As informações acima foram adquiridas através de pesquisa realizada por alunos da Escola Estadual Célia Mata Pires e por mim, professora da referida escola, para subsidiar o projeto "Mata Atlântica: conhecer para preservar" colocado em prática no ano 2011.

5 comentários:

  1. Olá queridas e queridos!
    Depois de algum tempo estou voltando a postar neste blog.
    A partir de agora vamos diversificar as informações. Comentaremos e trataremos sobre os mais variados assuntos.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. O celular é uma ferramenta de grande utilidade. Facilita a nossa vida tornando-a bem mais fácil. Porém, existem regras para o seu uso e todos devemos segui-las.

    LEI DO USO DO CELULAR

    Não apenas em bibliotecas, mas agora a partir da aprovação do Projeto de Lei (PL) 54/2004, o uso de telefone celular no interior das bibliotecas, casas de espetáculos, eventos culturais, como filmes, peças teatrais, musicais, danças, palestras e demais atividades culturais ou artísticas do gênero está terminantemente proibido no município de Salvador-BA.
    A proibição vale para todos os estabelecimentos do gênero, que deverão afixar placas informativas, no prazo máximo de 90 dias após a lei entrar em vigor, avisando da proibição: “É proibido o uso de aparelhos celulares ou de emissão sonora pessoal”. Os valores das punições e outros critérios necessários à sua execução ficam sob a responsabilidade do chefe do Poder Executivo. Ainda que seja uma lei que não vingue em todos os lugares.
    Será que podemos fazer valer essa lei?


    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ainda falando sobre o uso do celular, sugiro que para obter informações sobre regras de etiqueta para o seu uso adequado em lugares públicos, acessem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
    Vale apena ler.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Parabenizo a professora Genilda, colega de longas datas na Escola Célia Mata Pires, pela iniciativa de construir um histórico do bairro Jardim Santo Inácio.

    ResponderExcluir